Vale a pena subir no Arco do Triunfo?

O Arco do Triunfo é um dos monumentos mais conhecidos de Paris. É possível ter a experiência de entrar no Arco e  observar a cidade do alto de seus 50 metros de altura. O valor do ingresso é de 12 euros e dá acesso à parte interna e ao topo do monumento. Ele está situado no centro da Place Charles de Gaulle, também conhecida como Place de l‘Étoile, que é uma enorme rotatória de onde saem 12 avenidas (dentre elas a famosíssima  Av. Champs Élysées).

Não é recomendável (e nem seguro ) atravessar a pé uma dessas avenidas para chegar ao Arco do Triunfo. Você deve pegar o túnel subterrâneo que se encontra na esquina da Avenida Champs Élysées com a rotatória, no lado dos números pares. Ela se assemelha muito a uma entrada de Metrô.

Arco do Triunfo em um dia de céu azul. Vale a pena subir no Arco do Triunfo?
O Arco do Triunfo visto da esquina anterior a entrada subterrânea. O dia estava bonito, não é?

Lembrando que os 12 euros que falei no começo do post são para quem quer conhecer por dentro e subir no monumento. Caso você não queira subir, também pode (e deve!) pegar esta mesma entrada subterrânea e conhecer o Arco do Triunfo mais de perto.

Filas

Existia uma fila para quem tinha ingresso normal e outra para quem tinha o Paris Museum Pass. Como tínhamos a segunda opção, poupamos um bom tempo.  Este aliás é um tema para um próximo post…mas posso adiantar que ter comprado o Paris Museum Pass e ter tido acesso ilimitado a mais de 50 museus e monumentos de Paris foi uma ótima escolha. Compramos o de 6 dias por 74 euros e caso tivéssemos pago ingresso em todos os lugares que entramos com esse passe, teríamos gasto muito mais!

Como é a subida?

Para chegar ao topo do Arco do Triunfo, você terá que enfrentar 284 degraus de uma escada com trechos estreitos. No dia que eu fui, o volume de pessoas subindo era bem intenso…então é difícil até para dar aquela paradinha para descansar.

Quase chegando no topo, existe uma lojinha de souvenires e alguns banquinhos onde você pode sentar para se recuperar da subida. Neste mesmo nível estava acontecendo uma exposição dos uniformes militares usados na França ao longo dos anos.

Depois de mais um lance de escadas temos uma vista incrível de Paris de cima!

A Champs Elysées com a Rue de la Concorde ao fundo e mais ao fundo o Museu do Louvre vistos do alto do Arco do Triunfo. Vale a pena subir no Arco do Triunfo?
A Champs Elysées com a Grande Roue de la Concorde e mais ao fundo o Museu do Louvre
Vista panorâmica do alto do Arco do Triunfo com a Torre Eiffel no centro em um dia ensolarado
Vista panorâmica do alto do Arco do Triunfo com a Torre Eiffel no centro

Acessibilidade do Arco do Triunfo

Quem possui dificuldades de locomoção (idosos, grávidas e pessoas deficientes) pode usar o elevador para subir boa parte do trajeto. Mesmo assim, para chegar ao topo ainda faltarão 46 degraus. Mas o site oficial do monumento traz uma ótima notícia! Até junho deste ano eles vão melhorar a acessibilidade e possibilitar a subida de elevador até o último nível. A obra está em andamento desde setembro de 2017 e também engloba melhorias nas instalações sanitárias e reforço das condições de segurança.

Vale a pena subir no Arco do Triunfo?

A subida é bem cansativa, especialmente se você está fazendo seu roteiro a pé. Mesmo com o preparo físico em dia e já tendo subido várias escadas enormes na viagem, toda escada nova era um sofrimento 😂

No final das contas, subir no Arco do Triunfo valeu muito a pena na minha opinião!  Qualquer ângulo novo de Paris é encantador…e observar a Av. Champs-Élysées e a Torre Eiffel do alto apaixonante 😍

Alto do Arco do Triunfo
Nessa foto dá pra ter uma noção de como é lá em cima. Mesmo com várias pessoas subindo não fica “muvucado”. Recomendo muito a visita!

Ingresso

  • Preço: € 12
  • Caso você tenha o Paris Museum Pass, o ingresso está incluso.

Horários

Último acesso 45 minutos antes do fechamento.

  • De 2 de janeiro a 31 de março: Aberto todos os dias das 10h até as 22h30
  • De 1º de abril a 30 de setembro: Aberto todos os dias das 10h até as 23h
  • De 1 de outubro a 31 de dezembro: Aberto todos os dias das 10h até as 22h30
  • Dias que o Arco do Triunfo está fechado: 1º de janeiro, 1º de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho (manhã), 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

 

E você…já subiu o Arco do Triunfo? Aproveitou alguma dica nossa quando visitou? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *