Receita de Sopa de cebola francesa gratinada

Hoje é comemorada a Festa Nacional Francesa, o principal feriado do país, e para celebrar essa data  eu resolvi compartilhar uma receita muito tradicional na França: a sopa de cebola gratinada. Voilà!

Sopa de Cebola Francesa Gratinada

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes

• 1 colher de sopa de manteiga
• 5 cebolas médias
• 1 xícara de vinho branco
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1,3L de caldo de frango ou carne
• 6 fatias médias de pão italiano
• 200 gramas de queijo Gruyère ralado

Modo de preparo

→ Descasque e fatie as cebolas em meias-luas (Não se preocupe se parecer muita quantidade…elas vão murchar bastante!)

→ Em uma panela na temperatura média, derreta a manteiga e acrescente as cebolas. Tempere com uma pitada de sal e deixe refogando, lembrando de mexer de vez em quando. Nesta parte você vai precisar de paciência para esperar as cebolas ficarem douradas…mas prometo que vai valer a pena! Depois de cerca de 30 minutos elas vão estar caramelizadas (essa cor é essencial pra dar o gostinho e a cor da sopa!) Para facilitar… aí vão algumas fotos dos estágios da cebola:

→ Enquanto a cebola está caramelizando, separe e aqueça o seu caldo de frango ou carne (caseiro ou industrializado). Caso não queira usar nenhum caldo, pode usar água, embora a sopa fique menos saborosa.

→  Misture a farinha de trigo com a cebola caramelizada e depois acrescente o vinho branco. Na hora do vinho, lembre-se de raspar com a colher o fundo da panela para aproveitar todo o sabor da cebola que ficou no fundo. A farinha que colocamos vai servir para engrossar um pouquinho o caldo. Mexa tudo por cerca de 2 minutos.

→ Acrescente o caldo todo e misture bem (nessa hora você vai ver o caldo tomando a cor amarronzada das cebolas).  Assim que ferver, abaixe a temperatura e deixe cozinhando por 30 minutos. Mexa algumas vezes para não grudar no fundo.

→ Em uma frigideira, toste as fatias de pão italiano até parecerem torradas, por cerca de 3 minutos ( ou toste o pão no forno… o que preferir).

Pão tostando na panela

→Depois dos 30 minutos, prove a sopa e corrija o sal. Não convém salgar muito antes, pois como a sopa vai ser reduzida, o sal vai se concentrar.

Nota aleatória sobre o tempero: Assistindo a um programa do Claude Troisgros, ele falou para nunca colocar pimenta do reino moída em sopas, pois a pimenta vira o sabor onipresente no caldo. Como eu não quero pagar pra ver, nada de pimenta do reino em nenhuma receita de sopa, tá bom? Rs

→ Transfira a sopa para um refratário  que possa ir ao forno. Disponha fatias de pão italiano e polvilhe o queijo por cima.

Cebola, pães e queijo em uma travessa

→ Leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos.

→ Com muito cuidado retire a sopa do forno e sirva imediatamente!

Sopa de cebola gratinada na travessa

OBS.: Na minha receita eu usei 8 pedaços de pão, mas achei exagero…por isso coloquei 6 pedaços nesta versão.

Tempo de preparo

Cerca de 1:30h

Rendimento

2 pessoas

 

Esta foi a primeira vez que fiz a receita, mas eu realmente amei! A única parte trabalhosa é caramelizar a cebola…  Depois contem pra mim nos comentários o que acharam dessa sopa de cebola =)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *